mardi 14 août 2007

Brasil entra na lista de times da America’s Cup


Brasil entra na lista de times da America’s Cup e já tem apoio do chefão da Copa
Grupo de empresários apresenta projeto de equipe brasileira já para a próxima edição da Copa

Antonio Alonso Jr


O suíço Carlos Moreira e Ernani Paciornik, após apresentação do projeto
A primeira participação brasileira na America´s Cup está mais perto do que nunca. Depois de 156 anos de Copa, nós já temos muito mais do que ótimos velejadores e um excelente nome para comandar o barco: o Brasil agora conquistou também os organizadores da Copa. Um grupo de cinco empresários de cinco países diferentes (um deles brasileiro), já apresentou a idéia em uma reunião secretíssima em Valência e receberam o apoio do próprio Ernesto Bertarelli, chefão do Alinghi e organizador da Copa.

Ernani Paciornik, diretor e editor da revista Náutica, foi convidado a conhecer o projeto, que será revelada com mais detalhes na revista Náutica 227, que estará nas bancas de todo o Brasil a partir de 19 de julho. Na mesma reunião, a equipe já ganhou pelo menos um grande patrocinador suíço. O dono da empresa é Carlos Moreira, um suíço que fala português, e é próximo a Bertarelli. Moreira, que nasceu na Espanha, foi um dos patrocinadores do próprio Alinghi nesta edição da America´s Cup, e agora quer dar um passo maior. O suíço ficou animado com os talentos que a América do Sul, e o Brasil em particular, têm a oferecer na vela, assim como as oportunidades de negócio com um mercado ainda pouco explorado pela empresa de tecnologia que ele representa.

Torben Grael, nome mais do que óbvio para liderar uma campanha como essa, já havia sido sondado em momentos anteriores, mas nem mesmo ele sabia da reunião que aconteceu na Espanha enquanto ele viajava para disputar o Campeonato Mundial de Vela, em Portugal. Se o problema do Brasil não era exatamente a falta de velejadores, mas a falta de patrocinadores para encarar um projeto cujo orçamento pode chegar às centenas de milhões de dólares, é aí que Bertarelli pode ajudar. Com a vitória do Alinghi, e a ida da Copa para a Europa, Bertarelli conseguiu atrair equipes novas e trouxe países que nunca antes participaram da America´s Cup, como África do Sul, Espanha e até China. O bilionário suíço colocou esforço pessoal para conseguir patrocinadores para as outras equipes, inclusive para seus maiores adversários. Bertarelli, que fundou uma empresa só para tratar dos assuntos da organização da Americas´s Cup, a ACM, sabe que a Copa (e ele próprio) só têm a ganhar com a entrada de novos mercados no jogo.

O apoio dos organizadores, e a entrada de brasileiros na organização do projeto era o que faltava para o sonho brasileiro na America´s Cup deixar de ser considerado apenas um delírio. Agora, é a vez do Brasil. Revista Nautica

Aucun commentaire: